Bôla de Lamego

 

A História

Onde tudo começou

Empresa de raiz familiar fundada em 1966 por Álvaro Guedes Pereira e sua mulher, Maria da Conçeição, a Pastelaria da Sé, vulgarmente conhecida por Casa das Bôlas®, está indissociavelmente ligada à reconhecida e afamada Bôla de Lamego. Moldada pelo engenho de artesãos incansáveis que lhe conferiram uma textura de massa fina e tenra, e uma superfície ligeiramente folhada, recheada com o famoso presunto de Lamego cortado em lascas finas, foi nesta casa que esta especialidade gastronómica da região do Douro se aperfeiçoou e alcançou visibilidade e notoriedade.
Recorrendo à tradição e ao genuíno paladar das gentes do Douro, a Pastelaria da Sé apresenta diversas variedades de Bôla: de presunto e fiambre (a Bôla da Casa), de presunto, de bacalhau, de carne em vinho d’alhos, de sardinha, de presunto e salpicão. A escolha dos ingredientes remete para os usos e costumes das famílias da terra, que as confecionavam nas suas casas e quintas com recurso a matérias-primas locais e aos meios de conservação à disposição.
Mais recentemente introduziu 3 novas variedades, a de frango, de queijo e fiambre e a vegetariana. A receita e o processo de fabrico artesanal destas Bôlas homenageia a forma e os costumes das famílias durienses.

Forma retangular: 38cmX23cm e 2cm de altura.

Peso: 900gr por unidade (valores aproximados)

descrição

Massa de pão retangular e baixa, com aspeto folhada de cor dourada e aroma característico de acordo com o recheio de produtos da região.

outras denominações

A original é a bôla de presunto. No entanto existem outras variantes conforme recheio: de presunto e fiambre, de bacalhau, de carne em vinho d’alhos, de sardinha, de presunto e salpicão. Mais recentemente: frango, queijo e fiambre, vegetariana.

 

Ficha de Produto

l

Designação Comercial

Bôla de Lamego

Tipologia

Produtos de panificação compostos, salgados

Origem

Alto Douro – Lamego

Condições de conservação e prazo médio de validade

3 dias, em local fresco e seco.

Onde encontrar

Confeitur, Lda.
(Pastelaria da Sé ou Casa das Bôlas®)

Matérias Primas

Massa: Farinha de trigo (T55) – 3,6 Kg, Água – 1,8 L, Gordura animal – 600 gr, Levedura fresca – 120 gr, Sal – q.b. (valores aproximados)
Recheio: conforme respetiva designação do tipo de Bôla

O Processo

Processo de Fabrico

“Bôla de Lamego”

A receita e o processo de fabrico artesanal destas Bôlas homenageia a forma e os costumes das famílias durienses.
Introduz-se os ingredientes secos na caldeira da amassadeira e adiciona-se 80% da água necessária.
O fermento junta-se a meio da amassadura, assim como a restante água, conforme a necessidade da massa.
Retira-se a massa da caldeira e divide-se em dois empelos.
Divide-se um dos empelos em 12 bolas.
Estica-se a massa e coloca-se num tabuleiro (para 3 bôlas) fazendo uma base de massa com cerca de 38X23 cm. Esta base é depois recheada com os ingredientes pretendidos.
Esticar o segundo empelo num retângulo de cerca de 120X80 cm e cortar 12 retângulos iguais. Cobrir as 12 bases previamente esticadas e recheadas com estes retângulos unindo as massas pelas extremidades fazendo uma bordadura a toda a volta da bôla.
Deixar levedar por cerca de 45 minutos e cozer em forno forte.

Fontes
https://www.facebook.com/Pastelaria-da-Sé-135090599892457/
https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/pao-e-produtos-de-panificacao/281-bola-de-lamego
http://www.cm-lamego.pt/categoria-noticias/781-casa-das-bolas-abre-nova-loja-em-zona-central-do-porto